terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Momentos

Parafraseando um amigo de longa data,"há momentos em nossa vida que não sabemos onde colocamos a caneta."

Tenho ficado muito fulo com este lance de não conseguir executar as coisas... sou uma pessoa criativa, de grandes ideias... não é metidêz, mas poxa... ideias eu tenho. O que ainda está difícil pra mim é lidar com o fato de que não sou o "cara" das execuções.
Tenho uma dificuldade imensa de vencer a inércia. Sei que não gosto de executar, mas gosto de ver minhas ideias acontecendo. As vezes tenho a impressão de que as coisas não vão sair de onde estão. Será que isso muda ? Será que isso é algo que mudemos ?

Esta não aceitação está me comendo a alma... parece bobeira, ...

Mas, é assim em tudo. Nas coisas que gosto de fazer, nas que não gosto. Me sinto travado, sem sair do lugar. Sei coisas que tenho que fazer, que sou capaz de fazer, mas não faço... tem algo dentro de mim me segurando... será medo ? Será que não quero que a coisa aconteça ? Não falo isso apenas do trabalho, mas de coisas como emagrecer, de fazer coisas lá em casa...

Essa não... acabo de notar que, sem querer, usei a mesma formatação do blog do meu amigo Leandro.


Continuando...

Este momentos estão se acumulando, cada dia mais, cada vez mais. Sei tudo que tenho que fazer, mas não faço. São coisas simples, como ligar pra alguém, escrever algo, ler algo.. mas tudo eu adio, tudo fica pra depois.

Este final de semana tivemos aula de Semiologia Psicanalítica e o Prof. Uyratan de Carvalho nos contou que, pra algum autor aí que não me lembro quem, "Todo ato é intencional" Se realmente não existe a possibilidade de não haver intenção, e falamos isso a um nível inconsciente, o que é que está dentro de mim que me impede de emagrecer e de fazer a empresa acontecer ? De fazer a minha vida acontecer ?

Uma boa amiga do curso, conversando comigo após o almoço, me disse: " Eu acho que você não é gordo, mas está gordo. E me parece ser psicológico, não é ?", eu respondí "Também acho. Fiz tudo que foi exame e não tenho desequilíbrios hormonais e nem nada que me engorde assim" Então, ela continuou:" Você já se perguntou assim: O que vai acontecer se você for magro?"

Fiquei pensando sobre isso... realmente. Mesmo que não seja por este caminho, o que está lá no fundo, longe do meu acesso, no inconsciente, que me impede de executar as coisas que acho que trarão satisfação a minha vida? E, tão importante quanto a pergunta... a resposta é relevante ?

Acho que o lance é procurar não pensar nisso... mas é tão difícil... isso me consome. Me fecha... me faz não conseguir agir.. e cada dia vejo mais e mais a coisa andando como não gostaria. Mesmo sabendo que não sou senhor de todos os acontecimentos, sei que a maioria das coisas que acontece na nossa vida vem de nossas escolhas e das ações que tomamos... só que no momento, as minhas ações estão muito poucas. Chego a noite em casa, e só quero deitar e ficar quieto no sofá.

Isso vai mudar... ô se vai. Só que ainda não sei como.

Vou seguir este exemplo:


Um comentário:

  1. Cara, a solução pra isso é muito simples: execute-as! rsrsrrsrs
    Me ocorreu outra coisa: será que vc não tá se exigindo demais? A gente tem que reconhecer nosso limite, pra não se frustrar sempre que deixamos algo pra depois. Depois que comecei a entender melhor até onde eu posso chegar, percebi que dá pra ir até mais longe do que eu imaginava. Quase um paradoxo... Nossa cabeça é muito louca, né? A gente se prega umas peças... mas isso é um treino, de vez em quando me pego cometendo os mesmos erros que eu não gostaria mais de cometer, mas pelo menos já consigo reconhecê-los e transformá-los. Eu tinha muito isso, de chegar em casa e querer ficar quieto no sofá... começou a mudar depois q eu entendi que o que tirava minha energia era a culpa por não ter feito as coisas que eu gostaria de ter feito naquele dia, sempre com a sensação de que poderia ter feito mais. Aí saquei que a gente tem um limite e que ele precisa ser reconhecido, senão dá tilt na cabeça, e o que é pior, na alma do caboco...

    ResponderExcluir